AULA: MUSICALIZANDO O CONTEÚDO
DEPENDE DE NÓS
Composição: Ivan Lins / Vitor Martins
Depende de nós
Quem já foi
Ou ainda é criança
Que acredita
Ou tem esperança
Quem faz tudo
Pr'um mundo melhor...
Depende de nós
Que o circo
Esteja armado
Que o palhaço
Esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente
Precise sonhar...
Que os ventos
Cantem nos galhos
Que as folhas
Bebam orvalhos
Que o sol descortine
Mais as manhãs...
Depende de nós
Se esse mundo
Ainda tem jeito
Apesar do que
O homem tem feito
Se a vida sobreviverá...
Que os ventos
Cantem nos galhos
Que as folhas
Bebam orvalhos
Que o sol descortine
Mais as manhãs...
Depende de nós
Se esse mundo
Ainda tem jeito
Apesar do que
O homem tem feito
Se a vida sobreviverá...
Depende de nós
Quem já foi
Ou ainda é criança
Que acredita
Ou tem esperança
Quem faz tudo
Pr'um mundo melhor...
Depende de nós!
Depende de nós!
Depende de nós!...
Questionário
1 – Cite 3 coisas de que você gosta muito no mundo e 3 coisas que você detesta:
2 – Reflita um pouco sobre as coisas de que você não gosta. Você acha que é possível modifica – las, torna – las menos desagradáveis? Escreva um pouco sobre isso:
3 – Quando o autor diz: “Depende de nós se o mundo ainda tem jeito...” a quem ele se refere?
4 – Assinale com X apenas as afirmativas que estão de acordo com a 2ª estrofe da música:
( ) O autor quer montar um circo e precisa de ajuda
( ) O autor quer mostrar que todas as pessoas devem ser responsáveis pelo que querem possuir ou alcançar.
( ) O autor pretende que a realidade seja bonita quanto os sonhos.
5 – Quais são os desejos que aparecem na terceira estrofe?
6 – Você acredita que o mundo ainda tem jeito? O que podemos fazer para melhorar – lo?
7 – Para revivermos melhor e de bem com a vida, temos que acreditar e ter esperanças. Em que você acredita e o que você espera da vida?
8 – Fale sobre 3 coisas em que você acredita no seu dia – a – dia.
9 – Qual é o seu papel para tornar o mundo de hoje melhor?
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
ALUNAS: DINAIDE VIEIRA ALVES PEGORARO
MARIA HELENA TORRE CAPELA QUEIROZ
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1) Compreender a necessidade de dominar alguns procedimentos de conservação, a fim de intervir e armazenar o impacto que o lixo causa a natureza.
2) Refletir sobre a necessidade de economia de água.
3) Verificar alguns agentes que poluem a água.
4) Perceber as transformações ocorridas no meio ambiente, ocasionadas pela ação do homem.
5) Reconhecer alguns cuidados que se deve ter com o solo, como forma de prevenir o assoreamento.
6) Desenvolver valores, respeito e amor pela natureza.
JUSTIFICATIVA:
Não há como dissociar a condição humana do contexto ambiental. O homem, como todos os demais seres vivos habitantes do Planeta Terra, mantém desde o início de sua existência e manterá sempre uma íntima relação interativa condicionada pela necessidade de sobrevivência e permanência enquanto espécie. Porém, se analisarmos o curso de sua evolução, considerando – se sua particularidade que o torna diferente das demais espécies pela capacidade de ação “consciente” e, portanto, cultural no processo de intervenção ambiental, é possível compreender o processo de desarticulação da Natureza como estando diretamente vinculada do grau de aceleração da capacidade humana de criação cultural, objetivando num primeiro momento, comodidade e bem-estar e, posteriormente, percebendo a possibilidade de apropriação, acúmulo e dominação não apenas dos recursos disponíveis, mas também de dominação de uns sobre os outros dentro de sua própria espécie, incorporando aí, progressivamente o antropocentrismo radical, alienando-se pela vontade de poder Ter sempre mais, perdendo a noção de ser integrante, da natureza, do outro e de si mesmo. Neste sentido, é possível perceber a cada passo do processo histórico cultural, e mais intensamente neste último século marcado pelo apogeu tecnológico no processo de exploração dos recursos de exploração dos e produção de bens de consumo para uma pequena fração da população, ficando a maioria à margem da sociedade, expostos à ação permanente na aliciação do mercado de consumo veiculada, principalmente, pelos meios de comunicação de massa, especialmente no Brasil, levando as pessoas à angústia por não poder adquirir os referidos bens e por isso “infeliz” perdendo a noção da verdadeira felicidade e auto-estima, muitas vezes, buscando suprir tal infelicidade na marginalidade, prostituição, drogas e outras formas de refúgio. E aí nesse contexto, secundária seus valores (valores no sentido de vida de condição humana, natureza), desenvolvendo hábitos e costumes que se somam e se “naturalizam” no dia-a-dia, dentre as quais, comprar o que não precisa para pagar com aquilo que não se tem, descartar-se dos resíduos em qualquer lugar, dentre outros, aumentando a contabilidade dos problemas e desequilíbrios ambientais onde acabamos todos nós seres vivos sofrendo a conseqüência.
METODOLOGIA:
Contato com o local a ser trabalhado.
Relatos sobre o local visitado.
Palestra ministrada pelo Técnico Agrícola.
Debate e reflexão sobre o assunto exposto (folder, biodiversidade, Aquecimento Global).
Construção de maquete da situação atual e projeção de situação futura.
Leitura da letra da Música “DEPENDE DE NÓS” vídeo no Power Point.
AVALIAÇÃO:
Por representar um momento importante enquanto norteada de rumos e de decisões a ser tomadas após análise de resultados a avaliação deve funcionar inicialmente como um diagnostico.
Durante o processo, sua pratica deverá ser voltada para análise da produção de conhecimento por parte do aluno, levando-se em consideração os procedimentos e atitudes comportamentais.
Fontes: www.youtube.com
PCN-Volume 9- Meio Ambiente e Saúde
RELATORIO FINAL SOBRE O CURSO “INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL”
No curso foram disponibilizados recursos tecnológicos para serem utilizados na sala de aula, mostrando a importância para o futuro da nossa sociedade, viabilizando a educação.
A sugestão para ser estudada é um laboratório, tendo como ponto principal um educador especifico para oferecer apoio para professores e alunos na rede de Ensino Fundamental e Especial.
A Educação Digital oferece meios tecnológicos que contribuem na educação, fazendo com que o professor busque recursos para suas aulas, transmitindo assim informações atualizadas e garantindo maior qualidade aos educandos.
Dinaide Vieira Alves Pegoraro
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
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Um comentário:
Dinaide, a tecnologia está a serviço do professor, por isso, este precisa atualizar-se para utilizá-la na sua vida profissional, melhorando cada vez mais as suas aulas.
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